Pesquisas apresentam os argumentos promissores a respeito da importância na prática dos exercícios físicos. Além de aumentar a produção de endorfinas e reduzir a tensão muscular, os exercícios regulares controlam os hormônios do estresse e eleva o humor.

Pensando nesses benefícios para a saúde da população tupanatinguense, a Prefeitura de Tupanatinga, através da Secretaria de Saúde promove aulas de Zumba com a professora Ana Paula da Silva que é formada em Educação Física com licenciatura plena. Com aulas divertidas e energéticas, a Zumba, combina exercícios aeróbicos e coreografias de ritmos diferentes, e assim, tem o objetivo de tonificar os músculos, aumentar a energia física, queimar gordura, eliminar estresse, melhorar a vida social das pessoas e fortalecer seus sistemas cardiovasculares.

As aulas acontecem no Ginásio de Esportes ou na Praça Central, nas terças e quintas, a partir das 19h. Já o Programa Academia da Saúde tem como objetivo principal contribuir na promoção da saúde da população através da implantação de polos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer, trabalhando modos de vida saudáveis. As práticas desse programa são realizadas na Rua Sítio Escondido s/n, nas segundas, quartas e sextas, a partir das 17:30h.

Os dois projetos são voltados para o público em geral e atende a cerca de cem pessoas envolvidas nas atividades. Para que a Prefeitura de Tupanatinga consiga alcançar bons índices de saúde é necessário esse envolvimento com a prevenção de doenças e é justamente essa rotina que promoverá cada vez mais o bem-estar que a população de Tupanatinga tanto precisa.