Na última quinta-feira (03), A Prefeitura de Tupanatinga, através da Secretaria de Administração, Educação e o Departamento Jurídico, esteve reunida com o Coordenador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), João Alexandre, para tratar sobre o próximo Censo.

Diversos assuntos foram abordados como mapeamento do município, desenvolvimento, estudos, viabilidade das equipes, equipamentos de trabalho e geração de empregos temporários. O Chefe do Executivo, Silvio Roque, estava atento às mudanças e importância dos estudos que serão realizados a fim de mapear a população de Tupanatinga e suas necessidades.

Através da pesquisa realizada pelo IBGE será possível direcionar os investimentos sociais, atender as maiores carências e alcançar um resultado mais satisfatório no desenvolvimento de Tupanatinga. Outro fator importante é mapear a educação do município e entender qual é público que faz parte do contexto escolar. Além de identificar a quantidade de alunos matriculados e a idade escolar, bem como o aprendizado e reflexos da educação nos últimos anos. A partir do Censo, são divulgadas estimativas que mostram a situação do município, e através dele, o planejamento pelos próximos dez anos para desenvolver cada vez mais Tupanatinga.

A Coleta está prevista para começar em agosto de 2020 e a Prefeitura poderá divulgar junto ao IBGE todos os procedimentos que realizarão, como as visitas domiciliares. Para identificar o recenseador o IBGE preparará todo o material, como coletes, crachás e equipamentos próprios. É muito importante que a população participe e contribua com as informações que serão sigilosas, para que o entrevistado tenha segurança nas respostas.

Tupanatinga será beneficiada com o Censo, pois abrirá a oportunidade de empregos temporários, para saber quando abrirá vagas, é necessário acompanhar as divulgações realizadas pelo próprio IBGE ou pela Prefeitura. Logo após, se inscrever e realizar a seleção quando para as vagas temporárias em aberto. Serão três meses de coleta e o processo seletivo acontecerá em Tupanatinga, o IBGE espera que as vagas sejam 3 para supervisores e 20 para recenseadores no município. A Prefeitura está empenhada na busca pelas melhores condições e qualidade de vida da população e o Censo é a melhor forma de conseguir um planejamento eficiente. O IBGE também conta com um equipamento de ponta que mostrará o percurso realizado pelo recenseador e essa ferramenta será fundamental numa melhor precisão dos resultados.