A Saúde de Tupanatinga vem se transformando cada dia mais, com bons atendimentos, com humanização e procedimentos que são realizados diariamente. Um bom exemplo disso é o Laboratório de Análises Clínicas do município que todos os dias atende cerca de 20 pessoas.

Com uma série de exames variados oferecidos pelo laboratório, é possível que o paciente seja encaminhado para o atendimento do laboratório municipal e o exame seja marcado para a mesma semana em que procurou o atendimento ou até mesmo a semana seguinte, dependendo das demandas.

Através do laboratório municipal é possível realizar os exames de Hemograma, Vsh, Grupo Sanguíneo, Vdrl, Aso, Latex, PCR, Glicose, Creatinina, Ureia, Colesterol Total e Frações, TGO, TGP, Ácido Úrico, Fosfatase Alcalina, Bilirrubina Total e Frações, TPAE, TS, TC, Sumário de Urina, Parasitológico, Teste Rápido HCV, Teste Rápido HBsAg, Teste Rápido Sífilis e Teste Rápido HIV. Dentre os exames realizados, certamente, o Hemograma, Sumário de Urina, Parasitológico, Glicose, Colesterol e Triglicerídeos são os mais procurados pelos pacientes.

O atendimento é realizado de segunda à sexta, das 7h às 13 h, para marcação ou esclarecimento de dúvidas. No entanto, as coletas são feitas apenas de segunda à quinta. O laboratório está localizado na Rua Sebastião Magalhães, em Tupanatinga. Quando o paciente necessita de um exame que não é realizado no laboratório, as atendentes os encaminham para a Secretaria de Saúde de Tupanatinga para que o procedimento seja realizado de outras maneiras.

São diversos profissionais que atuam nos procedimentos realizados pelo laboratório, dentre eles, biomédicas, técnica de coleta, técnica de laboratório e recepcionistas. Todo o trabalho é coordenado pela biomédica Maria Laís de França que tem habilitação em Análises Clínicas e Virologia, além de ser Pós-graduanda em Hematologia e Hemoterapia.  A Secretaria de Saúde desempenha um trabalho de forma humanizada e procura atender todos os pacientes, amenizando assim, os transtornos e as necessidades em saúde no município.