131ª Festa de Santa Clara tem início em Tupanatinga

Neste domingo (07) teve início na cidade de Tupanatinga as festividades de Santa Clara de Assis. Com uma vasta programação, os fiéis poderão acompanhar dias de muita oração e alegria em torno dessa tradicional comemoração em sua 131º edição. Logo, no primeiro dia, o Bispo Dom José Luiz Sales esteve em Tupanatinga para receber a Relíquia de Santa Clara que passou pelo centro da cidade até chegar à Igreja Matriz Santa Clara onde é feita a leitura do Selo de Autenticidade. O relicário traz em seu interior uma partícula da túnica que a Santa usava e foi tirada da peça completa que se encontra em Assis na Itália.

foto divulgação da paróquia

Por se tratar de um momento religioso bastante conhecido, Tupanatinga recebe a visita de milhares de visitantes, religiosos e fiéis nessa época do ano. A cidade bastante acolhedora se torna palco de grandes eventos culturais como quadrilhas juninas, coco e outros movimentos culturais que trabalham sobre a ótica cristã.

De acordo com a programação o evento teve início no dia 07 e vai até o dia 16 de julho sempre às 18hs com o terço e em seguida com a Celebração da Santa Missa. A cada dia noiteiros estão presentes e celebrantes de diversas paróquias estarão envolvidos, como é o caso da Paróquia São Félix de Cantalice de Buíque e da Paróquia de Venturosa. Bem como a Fundação Terra de Arcoverde e a Terra da Misericórdia também de Arcoverde. Os Celebrantes Pe. Adilson Simões, Pe. Ayrton Freire, Pe. Antonio Ferreira, Pe. Fábio de Venturosa, Pe. Renato Estevão, Pe. Fábio Pereira, Frei Francisco de Assis, Pe. Roberto e Pe. Benevaldo conduzirão as celebrações todas as noites.

A partir do Projeto de Lei, elaborado pelo Vereador Áureo de Dadá, o Poder Legislativo aprovou e o Chefe do Poder Executivo sancionou a Lei Municipal nº 484, de 13 de maio de 2019 que declarou a festividade como Patrimônio Cultural e Imaterial, permitindo assim, que o evento tenha nos próximos anos orçamento próprio, onde provavelmente torne a Festa de Santa Clara de Assis um grande evento da região. A Prefeitura de Tupanatinga sempre apoiou com a estrutura da festa, no que diz respeito ao palco, iluminação, som e interdição de ruas. Porém, o mais marcante é o respeito ao Estado Laico por parte do gestor municipal que prioriza e agora ratifica através dessa Lei a sua vontade de sempre colaborar com as tradições municipais.