Prefeitura Municipal realiza primeiro Encontro da Agricultura Familiar de Tupanatinga

Na manhã desta sexta-feira (15), aconteceu, no Ginásio de Esportes do Novo Horizonte, o primeiro Encontro da Agricultura Familiar de Tupanatinga, que reuniu vários representantes das associações centenas de produtores rurais. O evento que foi organizado pela Prefeitura Municipal de Tupanatinga, através da Secretaria de Agricultura, onde foi levado relevantes informações e os projetos que estão sendo desenvolvidos em 2017.

O evento também teve como finalidade apresentar as ações e as instituições que trabalham em prol do desenvolvimento de nosso município. Durante o encontro, o Prefeito Sílvio Roque falou de sua luta em busca de melhorias para a agricultura e pecuária do município, através de projetos e requerimentos, onde já foi solicitado junto ao Governo do Estado recursos para adutoras, o que em num futuro muito próximo o prefeito sonha em levar agua encanada para 70% das casas da zona rural do município: “tudo que está sendo apresentado aqui é para vocês, agricultores familiares. Parabéns pelo que vocês vêm produzindo no tocante à agricultura, vamos trabalhar de cabeça erguida para melhorar os rebanhos de vocês, com treinamentos, capacitações e qualidade com as orientações do Sebrae”.

Na ocasião várias instituições estiveram levando mensagens e tirando dúvidas dos agricultores presentes, o representante do Exército Brasileiro falou sobre a operação carro pipa, o Sebrae sobre cursos, oportunidades e melhoramento genético do rebanho, Banco do Brasil e Banco do Nordeste seus representantes falaram sobre as linhas de créditos disponíveis, sobre o IPA, o responsável pela unidade, João do IPA falou com relação aos benefícios já alcançados em Tupanatinga através da instituição.

O Secretário Neto de Idelfonso reafirmou que vem trabalhando e pretende “trabalhar ainda mais ao lado das associações, ouvindo e atendendo as principais necessidades. Também disse que já tem alguns projetos em andamento para o benefício do homem e da mulher do campo, ele ainda falou sobre a necessidade da atualização dos dados do CAR, de sua importância para cada proprietário entre outros assuntos que foram norteados ao público como a questão dos valores do Seguro Safra parcelados pela atual gestão, que logo estarão nas contas dos agricultores.

A composição da mesa foi feita pelo Prefeito Silvio Roque e sua primeira dama Rosa Maria, pelos secretários municipais: Neto de Idelfonso (Agricultura), Duca Feitosa (Meio Ambiente), Valmir Roque (Transportes), Francisco Carlos (Cultura, Turismo e Esportes), pelo gerente do Banco do Brasil acompanhado do gerente de crédito José Edmilson, a Gerente Banco do Nordeste, Representantes do Sebrae, comandante de área do Exército, pelos vereadores Carlos de Idelfonso e João Pedro, Veronica, Edilma coordenadora de políticas para mulheres, além de vários presidentes e representantes das associações locais e do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Tupanatinga.

O evento foi muito produtivo e trouxe para a Agricultura e Pecuária local importantes informações que servirão para o futuro da agricultura familiar do município, na ocasião, pessoas que se destacaram na agricultura do município receberam das mãos da autoridades troféus em forma de homenagem.