Prefeitura Municipal de Tupanatinga e Secretaria de Cultura comemoram mais uma vitória na luta pela valorização e direitos dos artistas da nossa terra.

publicado: 02/09/2021 15h44,
última modificação: 02/09/2021 15h44

A Prefeitura Municipal de Tupanatinga e a Secretaria de Cultura lançará um novo edital de premiação para contemplar os artistas locais com os recursos recebidos pela Lei Aldir Blanc.
Programa Tupanatinga É Mais Cultura!
Foi dado mais um passo de resgate à cultura local do nosso município! Além das diversas ações promovidas pela Prefeitura Municipal e a Secretária de Cultura que fomentam a cultura local, em breve será lançado um novo edital de prêmios para contemplar os artistas locais com os recursos da Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020, a Lei Aldir Blanc.

Foram envidados inúmeros esforços no sentido de implementar e executar o saldo remanescente dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, visto que se a Secretaria de Cultura com o apoio da Prefeitura Municipal não a implementasse no prazo legal, todos os recursos deveriam ser devolvidos, foi o que ocorreu em diversos municípios e que teve como consequência o não beneficiamento dos seus artistas locais.
Em Tupanatinga foi diferente! A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes | SECUTE, por meio de sua Secretária, a Sra. Suely Sulla, com o apoio da Prefeitura Municipal, representada pelo seu Gestor, o Sr. Sílvio Roque, trabalharam diuturnamente para fazer o possível e beneficiar os nossos agentes culturais.

Um dos requisitos para essa implementação era a aprovação do projeto de lei para abertura de Crédito Adicional Especial ao Orçamento Geral de 2021 deste Município, no valor de R$ 105.000,00 (cento e cinco mil reais) – que é o valor do saldo remanescente -, o que foi realizado na última terça-feira (31/08) pela Câmara Municipal.

Visto que os nossos artistas passavam por dificuldades em razão quarentena ocasionada pela pandemia da COVID-19, o que tornou os eventos presenciais proibidos, o Prefeito Sílvio Roque mobilizou o departamento municipal, cuja competência é a Elaboração e Acompanhamento de Propostas e Convênios para que desse total prioridade na elaboração de proposta urgente deste município com a União para contemplação dos repasses da Lei Aldir Blanc.
O valor recebido à época foi de R$ 218.888,31 (duzentos e dezoito mil, oitocentos e oitenta e oito reais e trinta e um centavos), e esse valor foi integralmente disponibilizado no último edital publicado pelo Poder Executivo e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes | SECUTE, entretanto, só foram habilitados 56 artistas da nossa terra, e cada um recebeu um prêmio no valor de R$ 2.084,65 (dois mil, oitenta e quatro reais e sessenta e cinco centavos), tal premiação perfez o valor total de R$ 116.740,40 (cento e dezesseis mil, setecentos e quarenta reais e quarenta centavos).

Por isso, a urgência de implementar todo o processo para publicação de novo edital de premiação no valor do saldo restante, que é de R$ 105.000,00 (cento e cinco mil reais) para que este saldo restante não fosse devolvido e perdêssemos essa oportunidade.

“Agradeço imensamente à minha equipe na SECUTE, e todo o apoio que o Prefeito Sílvio Roque nos concedeu desde o início desse programa de resgate e valorização da nossa cultura. Os nossos artistas serão beneficiados, o valor do recurso não será devolvido, e essa é mais uma vitória da nossa Gestão e da Cultura Tupanatinguense”, enfatizou a Secretária de Cultura, a Sra. Suely Sulla.

“Toda honra, gratidão e glória sempre serão para Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo, pois tenho sido abençoado pela proatividade de minha equipe e pela vontade de Deus, que abraçou o nosso município e tem feito tanto por nós. Os nossos artistas serão beneficiados, e no que depender da nossa Gestão, sempre trabalharemos sem descansar para trazer o melhor para o nosso povo”, disse o Prefeito Sílvio Roque ao ser entrevistado para o fechamento desta matéria.

Tupanatinga comemora mais esta grande conquista!